top of page

Comunicação de Risco

O Propofol é um medicamento de uso hospitalar, não dispensado no ambulatório, pelo que, nestas condições, os perigos associados ao seu uso estão perfeitamente caracterizados, sendo conhecidos pelos profissionais de saúde responsáveis que agem de forma a minimiza-los. O seu uso no ambiente hospitalar não deverá ser motivo de preocupação para a população em geral.

Os pacientes a quem for administrado Propofol devem saber que…

 

Quaisquer atividades que requeiram agilidade mental, como condução de veículos e/ou máquinas perigosas, assinar documentos legais, entre outras, estão comprometidas pela sedação causada pela administração do fármaco, e permanecem por algum tempo, mesmo depois da alta hospitalar (17).

Contraindicações

 

O uso da emulsão injetável contendo Propofol está contraindicada em pacientes com hipersensibilidade ao Propofol ou a qualquer um dos componentes da fórmula. Devido à composição desta, a fórmula não deverá ser administrada a pacientes com alergias a ovos e derivados, soja e derivados (17).

Interações

Com medicamentos

 

A dose para indução de anestesia ou sedação em indivíduos pode ser menor se estes estiverem a fazer terapêutica intramuscular ou intravenosa, particularmente com opióides, como a morfina ou combinações de opióides com sedativos, como as benzodiazepinas. Estes agentes podem potenciar os efeitos anestésicos ou sedativos do Propofol, resultando num mais pronunciado decréscimo na pressão arterial e débito cardíaca. Na pediatria, a administração concomitante de fentanilo com propofol pode resultar em bradicardia (17).

O Droperidol, medicamento usado na prevenção e tratamento de náuseas e vómitos no pós-operatório (10), pode competir com o Propofol para os locais de ligação nos receptores celulares, pelo que o uso das substâncias concomitantemente revela-se menos eficaz do que o uso do Propofol isolado (13).

O metabolismo da Tacrina, um substrato da enzima CYP1A2, pode ser reduzido pela administração de Propofol, que tem a capacidade de inibir a mesma enzima (18).

O metabolismo e clearance da Tizanidina pode também estar comprometido por administração concomitante com o Propofol (18).

 

 

Com alimentos

 

Não são conhecidas (17).

Referências:

 

17 – Propofol – Drug bank : http://www.drugbank.ca/drugs/DB00818#interactions (acedido em 19.05.2015)

18 - Medical Economics Co; Physicians Desk Reference 56th ed p. 667 (2002)

© 2015 by Camilo Rebelo Luísa Queirós Sara Marques

bottom of page